NOTÍCIAS

Curso preparatório para adoção no Norte de Santa Catarina reúne 150 pretendentes

Cerca de 150 pessoas da região Norte e Nordeste de Santa Catarina concluíram recentemente o curso de preparação para adoção. Etapa obrigatória para quem pretende adotar uma criança ou adolescente desde 2009, o curso aconteceu entre os dias 13 e 25 de outubro.

Participaram dele interessados residentes nos municípios de Araquari, Barra Velha, Garuva, Jaraguá do Sul, Joinville e São Francisco do Sul. Por meio da Academia Judicial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, o curso foi realizado desta vez na modalidade de Ensino a Distancia (EAD), devido às precauções quanto à Covid-19. 

"O curso ofertado de forma virtual foi uma forma de dar andamento aos processos de habilitação à adoção, pois com a atual pandemia e o fato de todos os eventos presenciais estarem suspensos, foi uma alternativa para a realização dos cursos. Foi a 1ª vez que ofertamos esse curso de forma virtual. Ainda precisaremos fazer uma análise qualitativa dessa modalidade, principalmente a partir do momento que os pretendentes passarem pelas entrevistas individualizadas, ocasião em que poderemos dialogar e avaliar mais concretamente como se deu a apreensão do conteúdo", explica a assistente social da comarca de Joinville, Mariane Sauer. 

Segundo ela, em termos quantitativos foi possível dar andamento a aproximadamente 60 processos (o que corresponde a aproximadamente 120 pretendentes) só na comarca de Joinville. "Após esse curso, contabilizamos que restaram apenas 27 processos de pretendentes aguardando a inserção em curso de preparação". 

Durante o curso foram destacados vários temas, como preparação psicológica, motivação e informações jurídicas, além de orientação sobre adoção inter-racial, de crianças maiores e adolescentes, bem como daqueles que possuem necessidades especiais e grupos de irmãos. A apresentação dos assuntos foi realizada pelo juiz-corregedor Rodrigo Tavares Martins e de assistentes sociais, psicóloga, pediatra e responsável por uma casa de acolhimento. A carga horária do curso foi de 35 horas. 

 Além da região Norte/Nordeste, o curso também foi realizado nos meses de setembro e outubro nas regiões do Planalto Serrano, Extremo Oeste, Sul, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e também Oeste e Meio Oeste catarinense.Interessados no curso de preparação para adoção de crianças e adolescente, devem procurar o Setor Psicossocial das respectivas comarca para obter mais informações.

Provocação racista durante partida de futebol termina em condenação de atleta Anterior

Provocação racista durante partida de futebol termina em condenação de atleta

Já existe o 'Museu do Coronavírus' Próximo

Já existe o 'Museu do Coronavírus'

Deixe seu comentário